Cafezinho passado na hora!

Imagem de uma xícara sobre a mesa com um coador de café.Dos vários tipos de preparo de café, o mais famoso aqui no nosso Brasil é, sem dúvida, o café de coador.
Talvez por ser a maneira mais prática de se preparar um bom cafezinho. Afinal, quem não gosta de uma boa xícara de café passado na hora?
Existem várias maneiras de se preparar café de coador: coador de pano, coador de papel, pó na água, água no pó, etc…
Então, vão aí algumas dicas:

  • Em geral, basta umas 5 ou 6 colheres de sopa de pó para preparar 1L de café. Mas isso varia conforme o gosto de cada um. Minha mãe, que é carioca e prefere o café mais fraco, sempre prepara o café mais forte e dilui com água quente na própria xícara. Na dela, claro, porque eu prefiro café forte!
  • O ideal é usar pó de moagem fina ou média.
  • Se você prefere coador de pano, é importante lavá-lo com água quente antes do primeiro uso. Como todo pano que se preze, vem com aquela goma para evitar os amassados. E você não deve estar nem um pouco afim de beber químico para tecido não é mesmo?
  • O coador de pano, assim como todos os utensílios – com exceção das xícaras, claro – não deve ser lavado com detergente nem alvejante. A menos que você leve a peça à boca, basta água quente para a limpeza. Isso evita resíduos alterando o gosto do café. No caso do coador de pano, o risco de sobrar tais resíduos aumenta.
  • Depois de lavado, deixe o coador secar bem. Se tiver como deixá-lo secar no sol, melhor.
  • O coador de papel não tem segredos e vai pro lixo assim que acaba de ser usado! Há quem diga que não fica com o mesmo gosto do café coado no filtro de pano, mas é absolutamente mais prático! Mas lembre-se: esse pó jamais deve ser reaproveitado, a menos que seu objetivo seja matar alguém de desgosto.
  • Dizem que a água de preparo nunca deve estar fervendo. Você desliga o fogo quando começa a levantar fervura. Tipo, a 90ºC. Por isso, é fundamental sempre usar água filtrada ou mineral, já que não chegará a ferver.
  • O método antigo era jogar o pó na água, misturar até formar uma superfície cremosa e só aí coar. Fica um pouquinho diferente do método padrão: colocar o pó no coador bem espalhado (nada de apertar o pó) e passar água duas ou três vezes. Pessoalmente, acho que o método antigo deixa o café um pouquinho mais ácido. Não sei se é impressão minha.
  • Uma terceira forma de fazer café – meio bizarra, confesso – é ferver água com açúcar e passar no café. Não acho que chega a ficar ótimo, mas acaba sendo uma maneira inusitada de preparo.
  • Seja qual for a forma que você decidir preparar o café, a melhor maneira de armazená-lo e mantê-lo quente é a garrafa térmica. Lembre-se de escaldá-la antes de colocar o café quente, para que o frio da garrafa não deixe o café morno.

E você sabia que, ao contrário do que a maioria pensa, o café de coador tem mais cafeína que o café espresso? Tudo porque a máquina de espresso força a passagem da água direto para a xícara, perdendo o tempo necessário para a passagem de alguns componentes como óleos e açúcares.
No mais, outra dica que li por ai e repasso sem nenhuma confirmação prática ou científica: a borra do café (o pó umedecido do coador) serve para forrar vasos de plantas e evitar a proliferação de mosquitos, que se aproveitam da água que se forma no prato do vaso para procriar.

Beijinhos
Lak

Se você gostou, leia também:

12 respostas a Cafezinho passado na hora!

  1. Bel Chuva disse:

    Uau, um blog sobre café! Lak faz um cursinho de barista, tem no Senac, mara!!!
    Eu aprendi um monte com um ex namorado que era AMANTE desse pó rs
    Parabéns!

  2. Mariana disse:

    Mesmo não sendo uma amante de cafés, gostei de saber das informações. Por exemplo, sempre achei que café expresso é o que possui mais cafeína!

    Bjs, Lak

  3. Larissa Santos disse:

    Eu não entendo de fazer café, só de tomaaar… Adoro sair de casa pra ir num “Café”, humm. Até o capuccino da Mc Donalds com croissant eu acho bom kkkkkkkk Apesar de ser ralo e não ter gosto de nada, eu sei que lá no fundo ele esconde um café, rsss. Vc já fez espumone de café? É a receita que eu aprendi e uso para agradar todas as visitas, hahahah… Beeeijos, lindona!

  4. Iran Barroso Ramos disse:

    Bom dia: passeando na Italia, tomei um tantão de café de todos os sabores possiveis, capuccino, mocka, expresso, etcs. O que mais me chamou atenção foi o tamanho da chicara para o café expresso, que é bem pequena. Gostaria de uma ajuda para encontrar onde comprar esta chicara – ela deve ter entre 4 e 5 cms de altura com um diametro de 3cms ou pouco mais e de corpo reto. Agradeço a atenção em me responderem tambem direto ao e-mail e publicar aqui tambem.

  5. ana maria andrade disse:

    quantas colheres de pó de café vai?

  6. NINGUEM SABE FAZER CAFE . SE COLOCA CAFÉ NO COADOR DE PANO E COM A AGUA QUASE FRIA PASSA UM POUQUINHO DE CAFE DEPOIS PODE COLOCAR AGUA sem ser fervente . E VA MEXENDO COM UMA COLHER . EU FAÇO 1000 CAFÉS POR DIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *