Café x Ressaca

Grão de café com comprimido de Aspirina ao fundoSegunda-feira não é o dia favorito de muita gente. Especialmente quando houve “um certo abuso etílico” no domingo à tarde/noite e a semana já começa muy bien acompanhada de uma ressaca daquelas…

Qual, então, a melhor maneira de se acabar com essa sensação de mal estar?

Bom, há quem diga que um suco de tomate temperado ajuda bastante (eu concordo, mas acho deve ser  porque adoro suco de tomate) e beber litros de água ajuda na reidratação, já que segundo consta, a ressaca é causada por falta de água no organismo.

Também tem aquelas dicas “preciosas” que envolvem quase bruxaria – mas que não tem qualquer comprovação científica e que, se funcionam, é por efeito placebo. Tipo segurar a respiração enquanto se conta até dez. Ou isso era pra soluço?

Enfim, se você bebeu além da conta, acordar de ressaca não é nada legal e seria ótimo se houvesse algo que realmente funcionasse para curar isso.

Felizmente, existe gente pesquisando para que essa solução anti-ressaca seja encontrada o quanto antes. E, segundo o Professor Michael Oshinsky, que realizou uma pesquisa na Thomas Jefferson University (Filadelfia) e confirmou que a melhor maneira de se curar ressaca é contando com a ajuda do nosso amado café:

Se você quiser aliviar a ressaca, basta tomar um pouco de cafeína e um analgésico.

Descobriram que a cafeína do café a os ingredientes anti-inflamatórios da aspirina e outros analgésicos reagem contra os componentes químicos do etanol, ou álcool puro.

O etanol produz dores de cabeça graças à um acetato químico que ele produz e mesmo baixas doses podem afetar algumas pessoas mais do que outras, diz o estudo.

Quem quiser ler a matéria sobre a pesquisa, na íntegra: “Coffee and an aspirin ‘best hangover cure’ after all” (texto em inglês)

Vale lembrar que essa pesquisa foi feita com ratos, o que quer dizer que apenas abriu o debate em si sobre o  que melhor funciona anti-ressaca, não é realmente a ‘cura absoluta’ propriamente dita. Mas também tanto faz, afinal a gente nem precisa muito de desculpa pra tomar uma xícara de café nas manhãs de segunda-feira, não é mesmo?

Beijinhos,

Lak

Se você gostou, leia também:

2 respostas a Café x Ressaca

  1. Eliane disse:

    O que é essa saborosa fatia de pão com manteiga?? tem alguma coisa mais deliciosa…
    E essa idéia do café pra curar ressaca escuto desde criança, foi aí que quando adolescente, e quem já
    não se animou um pouquinho além da conta quando adolescente??? bom adulto então, nem entremos no mérito da questão. Mas foi então que aprendi a tomar café sem açucar pra fazer o efeito mais rápido e acabei por descobrir que café sem açucar é gostoso, com açucar tb, com mel, com brigadeiro enfim
    café é o que há de bom e agora graças a sua dica com analgésico pra encarar ressaca, melhor dizendo pra acabar com a ressaca, aliás a dica é do pessoal estudioso no assunto Dr Michael Oshinsky.
    Mas os antigos tipo minha avó já tomavam café sem açucar pra passar o efeito “dia seguinte” do excesso de animação do dia anterior rsrsrs pq segunda-feira e ressaca só pode ser pleonasmo! beijinhossssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *