Café espresso

imagem de uma xícara de café cheia até a metade

O café espresso é uma bebida concentrada, preparada através da passagem de água em alta pressão pelo café moído.

É a base da maioria das bebidas de café. Normalmente, é servido em xícaras de 30ml. Pode ser curto (com menos de 30ml de água), normal ou, como conhecido por aqui no Brasil, “carioca” ou longo (mais aguado).

Essa forma de preparo de café foi inventada na Itália em 1884, quando a máquina de café espresso foi patenteada por Angelo Moriondo de Turim, Itália. A máquina original sofreu algumas modificações em 1901 por Luigi Bezzera de Milão e, em 1938, Cresemonesi introduziu uma máquina de café expresso com pistão, que eliminou o gosto de queimado provocado pela pressão do vapor.

O espresso possui 3 partes:

  • Coração: É a camada do fundo. A cor do coração é geralmente um marrom profundo e forte. O coração do espresso contém a amargura que fornece um equilíbrio com a doçura do aroma do café.
  • Corpo: a camada média do espresso. O corpo normalmente tem cor entre caramelo e marrom.
  • Crema: É a camada superior, também conhecida como espuma, de cor marrom-dourado. A crema contém os mais finos aromas e sabores do café. Como os melhores óleos do café são extraídos durante a tiragem, a crema fica esbranquiçada. Para que o espresso seja perfeito e agrade plenamente ao paladar, a espuma deve ser cremosa e consistente. Se você adoçar o café, ela deve “fechar” imediatamente após a passagem do açúcar/adoçante.

Beijinhos,
Lak

Se você gostou, leia também:

6 respostas a Café espresso

  1. Lívia disse:

    O espresso é o meu preferido… Adoro tb o capuccino, mas como sou intolerante à lactose, fico com o espresso em primeiro lugar. Se vc souber alguma receita de capuccino sem lactose, please, envie p mim!!! Bjos!

    • laklobato disse:

      Procurarei pra você, prometo… Mas leite sem lactose, já vi no mercado sim, heim?
      Beijos

      • Lívia disse:

        Leite com baixa lactose tem sim, mas nem este eu posso =( . Só o leite de soja mesmo….
        Mas tem algumas marcas q são gostosas, como a Sollys, Purity e Ades… e vão bem com um cafezinho solúvel pela manhã… E depois disso, um café normalzinho, puro e bem quente mesmo!!!

  2. Antonio Sergio disse:

    Lak, boa noite!
    Gostaria de saber se vc conhece algum lugar no Rio de Janeiro ou na internet, onde eu possa comprar algumas xicaras para café expresso de vidro, tipo esta da foto postada, para poder visualizar o café sendo preparado bem como a espessura da espuma.
    Abraços.
    Antônio Sergio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *