Cafeteira sifão (ou cafeteira a vácuo)

CC by kennymaticLembro de um dia, nos tempos longínquos da minha adolescência (sério, faz umas décadas já) em que fomos almoçar num restaurante italiano cujo nome não me lembro e, ao final da refeição, minha mãe pediu um café.

O café era preparado numa cafeteira que eu jamais havia visto – e sendo sincera, salvo em foto ou vitrine de loja, não vi depois também – formada por duas bolas de vidro, presas por uma alça, uma haste e um acendedor embaixo. Parecia algo roubado do laboratório de química da escola. É que eu estudava num colégio que tinha um laboratório de química sensacional!

O garçom preparou o café na nossa frente e eu fiquei boquiaberta, já que o café subiu e desceu pela cafeteira, tal qual a experiência química que a imagem arremetia.

Essa estranha maneira de preparar café-via-ampulheta, nada mais era que a cafeteira sifão que, pelo que consta, é raríssima de se ver por aí.

Ela funciona por vácuo, como explica o nome citado entre parênteses no título. O pó de café é colocado na “bola de vidro” de cima e a água, na “bola” de baixo. Em seguida, aquece-se a água com o acendedor (a água colocada na cafeteira já deve estar pré-aquecida, mas não fervente). A água sobe, mistura-se ao pó e depois, ao apagar (ou retirar) a fonte de calor, a água desce sem o pó, que fica no recipiente de cima, já que os compartimentos são separados por um filtro. Existe também versões modernas com cronômetro.

Requer uma certa habilidade e, se bobear, vários testes até pegar o jeito para preparar o café dessa forma. Se bem me lembro, o gosto fica parecido – mas não idêntico – com o café da prensa francesa, bem fiel às propriedades do grão de café escolhido.

Quem quiser ver uma bela demonstração de como funciona essa cafeteira:

Acredito que não seja a maneira mais prática de se fazer café. Mas, certamente, é uma das mais belas. Ter uma cafeteira sifão em casa e preparar o café na frente da visita é um espetáculo à parte!

Beijinhos,
Lak

Se você gostou, leia também:

8 respostas a Cafeteira sifão (ou cafeteira a vácuo)

  1. Eliane disse:

    Além de ser um “show” é como se fosse um Ritual, pq dessa forma de fazer o café resulta um café
    saborosíssimo, pode ser até auto sugestão diante do aspecto glamouroso de se fazer um café mas seja
    por essa razão ou não é simplesmente delicioso!!!! Acho que eu quero ter uma cafeteira dessas e usar de vez em quando, pra dar uma pincelada de colorido no dia a dia de tb poder degustar essa maravilha…
    beijinhos pra lá de saborosos.

  2. enrique hernández disse:

    Wow! Science and art! Parece mais uma experiência de Física… tomara que o café fique bom.
    E

  3. GASPARINI disse:

    GOSTARIA DE SABER ONDE CONSIGO ADQUIRIR UMA DESSAS?

  4. GASPARINI disse:

    onde compro uma dessas?

    • laklobato disse:

      Em lojas de utensílios de cozinha, de boa qualidade, podem ter. Sinceramente, eu vi essa cafeteira muito poucas vezes e nunca pra vender. Talvez seja possível achar na internet também.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>