Cafeteira MOKA

Quando eu casei, há um bom tempo, ainda não era chegada a tomar café, mas meu marido era.

Minha mãe, que é uma sogra bacana, resolveu presentear o genro com uma pequena cafeteira moka. Tudo porque meu marido não gosta muito de café de coador e a moka é muito mais barata que comprar uma máquina de espresso pra casa. Mesmo porque era pra uma pessoa só.

O tempo passou, eu comecei a gostar de café e a história mudou de rumo, mas confesso que sempre achei o preparo de café na moka bem divertido e não poderia deixá-la fora do blog.

A cafeteira moka é uma cafeteira específica, que assim como a sifão, lembra um pouco experiências de laboratório, pois usa a pressão e duas câmaras separadas por filtro para o preparo do café.

Mas, felizmente, a Moka é muito mais simples de se usar. Trata-se de uma espécie de bule de alumínio que se divide em três partes. Você desmonta o “bule” e coloca água no compartimento inferior. Recoloca o filtro e lá, põe o pó de café. Finalmente, coloca a parte de cima da cafeteira e leva-a diretamente ao fogo. O calor faz a água subir, passando pelo café e produz um café saborozíssimo.

Veja o vídeo:

Não é difícil de achar e o preço dela é similar ao da prensa francesa.

Essa cafeteira foi criada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti, que batizou o modelo de Moka em homenagem à cidade Mokha, no Yemen, uma das primeiras regiões produtoras de café.

E sobre o preparo de café com a Moka, dizem que não é bom deixar ferver demais. É, essa regra de que café não combina com água fervente é comum de todo e qualquer modo de preparo.

Beijinhos,

Lak

Se você gostou, leia também:

48 respostas a Cafeteira MOKA

  1. Deni disse:

    Sempre quis uma dessas e nem sei porque ainda não comprei, enfim… acho que quero todas as cafeteiras… hahahaha… talvez seja muito mais pelos modos charmosos de preparar o café!

    bjs

  2. Lu Sciessere disse:

    Eu adoro! É super prática e faz um café delicioso….sem contar que aquele barulhinho que ela faz no fim é, pra mim, o equivalente do barulhinho da lata de coca-cola abrindo..
    Mas precisa ficar cuidando mesmo… o café queima rapidinho se ferver muito. E café queimado é difícil de engolir, né?!
    Bjo!

  3. Larissa Santos disse:

    Eitaaa, aqui em casa tem uma dessa tambéem. Muuito prática, apesar da gente normalmente fazer no coador. Mas tenho uma “mokinha” que dá apenas uma xícara, já viu? É bom quando vou fazer café só pra mim e não tenho que preparar aquele monte. Realmente ela faz um barulhinho muito bom, hahahaha. Beijos, Lakdosblogslegais

  4. Mariana disse:

    Mamãe ama cafeteira italiana. Já rodou a cidade toda a procura dessa cafeteira (aqui em João Pessoa foi um pouco difícil). Agora ela tem dois, um pequeno e um grandão. Exagerada hehehe Mas não sabia do barulho! Vou prestar atenção na próxima vez que ela fizer 😉

  5. Renata de Freitas disse:

    Eu conheço pelo nome de cafeteira italiana. Foi uma das minhas primeiras compras em Portugal, porque custava cerca de 2 euros 😀 O café sai mais forte do que eu gosto, mas era uma solução barata pra ter cafezinho todo dia 🙂 Só que, com o tempo, foi enferrujando por dentro e o café passou a não subir direito… Uma amiga me deu uma de um material bem bonito (talvez aço inox? não sei, algo parecido), e depois de mais de um ano, voltou a entupir. Deixei pra lá e voltei às cafeteiras de filtro!

  6. leandrolopesp disse:

    Dizem que 99% das casas italianas têm uma moka da bialetti. O preço dela é muito absurdo e ela não deve em nada às marcas sem marca da china.

    Eu prefiro o café na moka, mas dá mais trabalho depois pra limpar. O saco é muito prático (mas deixa muito gosto no café)

  7. Eliza disse:

    Lakita! Se não fosse este post, eu JAMAIS saberia usar essa cafeteira! Ja´vi algumas pra vender em POA mas vim aqui ver as instruções primeiro. Com o frio q tá fazendo aqui, eu ando com MUITA vontade d tomar café!
    Bjs!

  8. Eu tenho uma cafeteira dessa nos EUA, dificilmente uso pq por causa da gastrite nao tomo muito café…mas é definitivamente muito boa.

  9. Luiz disse:

    desde que comprei minha moka em brasilia não vivo mais sem ela.
    A minha faz seis xícaras, e com um sabor delicioso.
    O cuidado e sempre trocar a borracha de vedação.
    No fim faz um barulhinho sim…..sinal de cafe pronto e gostoso.
    Abraços a todos.

  10. Monique disse:

    Lak, a minha moka ficou escura por dentro e o café tem ficado com gosto de ferro.
    Como faço para limpar?
    Depois ficará boa de novo?

    Desde já agradeço a ajuda.

    Monique.

    • dusuarez disse:

      Oi Monique.
      Acredito que isso seja normal, exceto pelo gosto de ferro.
      Sua moka é uma original da Bialetti ou uma genérica? Se não for, veja se é de alumínio mesmo.
      Se você está usando há pouco tempo, use mais vezes para ver se o gosto desaparece com o tempo.

      Achei o texto abaixo que fala um pouco sobre isso e como conservar sua Moka:
      Quando a moka de alumínio é usada, os óleos do café criam uma camada fina sobre o interior do recipiente. Esta camada não deve ser lavados. Na verdade, isto evita que o café entre em contato com o alumínio na próxima vez que você for usar.
      Algumas pessoas dizem que o café feito em panela de alumínio tem um gosto melhor do que o feito em aço inoxidável. A camada de óleo de café que se acumula no recipiente adiciona um sabor distinto para o café. Assim, quanto mais a moka é usada, melhor do café vai ficando.
      Lave a Moka à mão com água pura. Não use detergentes e não esfregue com esponja.
      Seque as peças com pano macio. Alumínio vai corroer se você deixá-lo molhado por muito tempo.
      Não guarde a Moka montada. O motivo? Se um pouco de água ficar presa no filtro, a umidade não tem para onde escapar e pode causar corrosão.
      Quando você ficar sem usar a Moka por muito tempo, a camada oleosa pode ficar rançosa. Se isso acontecer basta colocar em água com um pouco de detergente e ferva-a no fogão por algum tempo. Em seguida, lave-o bem. Isso deve remover os óleos rançosos.

      Fonte:
      http://www.espresso-machines-and-coffee-makers.com/stove-top-espresso-maker.html

  11. Alexandre disse:

    Estou achando o blog muito bacana.
    Parabéns e obrigado pelas dicas.
    Sobre a moka, tenho vontade de ter uma, mas tenho uma dúvida:
    É possível usar saches na moka? Alguém já testou?

    • dusuarez disse:

      Não acho que seja muito recomendado utilizar sachês numa moka. A moka vai direto ao fogo e como os sachês são de papel, eles podem queimar por causa da alta temperatura.
      Para você ter uma ideia, a moka tem uma borracha de vedação que precisa ser trocada de tempos em tempos porque ela se deforma com o calor.
      Uma solução seria abrir o sachê antes de colocá-lo no filtro, mas seria preciso fazer alguns testes para ver se o café fica bom, já que o pó do sachê costuma ser mais fino que o pó comum.

  12. Lenium disse:

    Achei uma novinha no ferro-velho aqui perto de casa, comprei por R$3,00 , cabe quase um litro de agua na parte de baixo, a borracha ta novinha, somente tive que colocar um cabo. Ainda nao fiz meu primeiro café nela, mas acho que assim que começar a usa-la, deverei ter cuidado para a lambança nao tomar conta. Tal como colocar café APENAS na parte da cafeteira, manter a BASE LIMPA, e tambem por onde sai o cafe, ou seja a PARTE INTERNA DO BICO, senão vai ficar parecendo café de DIVORCIADO que mora sozinho em algum porão abandonado por ai.O capricho faz parte da qualidade.

  13. Chiarelli disse:

    Assim como nossa Laklobato, comecei a tomar café depois de casado. Minha esposa sempre gostou, mas sempre fiquei no café com leite. Durante o noivado fiquei inclinado a me aventurar nesse mundo do café. Comecei a tomar e sempre sem açúcar. Resultado, sou um viciado/apaixonado por café. E a primeira forma “exótica” de fazer café que adotamos foi na cafeteira italiana. E que experiência maravilhosa foi tomar um café da moka. Temos duas aqui em casa: uma Bialetti 2 xícaras e uma genérica 6 xícaras. A de duas xícaras xícaras eu tomo sozinho e a de 6 é pra quando minha esposa está em casa também. Sobre as marcas, vale a pena comprar a Bialetti. Essa genérica não tem vedação tão boa. Quando é produzido vapor na câmara de baixo ocorre vazamento pela borracha. Por isso acabei de comprar uma Bialetti 6 xícaras (R$ 101,92 no sitio da Leader com frete grátis)!
    Uma descoberta interessante: dá fazer blends com pós de moagem grossa e fina na moka. Basta colocar o pó mais fino na parte de baixo do funil. Pois o pó mais grosso irá naturalmente segurar o fino quando a água estiver subindo. Ufa….escrevi demais.

    • Ricardo disse:

      Não, não escreveu não, rsrs! Mto bom saber suas experiências com a Moka! valeu cada palavra… Aqui eu comprei uma genérica grande (deve ser a de 6 xícaras) mais para experimentar mesmo…. mas a minha dúvida é a qualidade destas mokas genéricas… se não fazem mal à saúde, etc? Vocês já leram algo a respeito?! Att Ricardo!

  14. cidaalves disse:

    Nossa, que cafeteira suja. Eu uso dessa cafeteira, mas não deixo suja assim não.

    • Ana Paula disse:

      Morei na Itália e aprendi que a limpeza da moka jamais deve ser feita com sabão, eu tinha uma espoja só pra elas (tinha de vários tamanhos) e um detalhe importante quando ela é nova, ou está sem uso há algum tempo: fazer uns três cafés antes de fazer o que vai ser consumido. O café logo depois de fazer aquele barulhinho característico deve ser retirado do fogo, se não queima e o sabor fica horrível!

  15. Natilelis disse:

    Gente, AMO CAFÉ!!! e adoro a minha Moka Bialetti, mas fiz uma coisa idiota com ela… Dois filhos pequenos, sem ajudante, trabalhando e estudando, comprei uma máquina de lavar louças e fiquei feliz da vida. No primeiro uso, coloquei a Moka nela… gente, dá até dó, ficou pretinha… então pergunto para vocês: tem algum modelo que vai à lava-louças?
    Obrigada!!!

  16. André Luiz disse:

    Nossa, que delícia!!! Um gosto que nunca havia sentido, mesmo tendo fervido um pouco a mais que deveria.
    Essa cafeteira eu ganhei de minha mãe quando mudei de casa, mas depois da primeira tentativa infeliz, desisti… Até encontrar Teu Site. Obrigado Lak Lobato. abç.

  17. manu disse:

    Oi, comprei uma cafeteira dessas mas ainda nao usei pois estou com duvidas em relaçao ao pó. Onde encontro po moido grosso, existe alguma marca especifica, nao posso usar o po comum?

    • dusuarez disse:

      Dá para usar pó comum sim porque apesar dele passar pelos furinhos poucos grãos conseguem subir para a parte de cima. Se você quiser comprar pó moído grosso, o ideal é comprar em lojas que vendem café em grãos e que também façam a moagem na hora. Você encontra essas lojas em mercados municipais ou lojas especializadas em café gourmet, como as redes de café Suplicy, Café do Ponto, Pilão, Santo Grão, etc.

  18. Helio disse:

    Ola, eu tenho uma cafeteira dessa mas não consigo fazer cafe nela….. sem colocar o pó, a água até passa para a parte de cima, mas quando coloco o pó, não passa de modo algum. Teria alguma dica???
    Fico no aguardo.

  19. eduardo disse:

    As Bialetti ou as chinesas sao otimas, nao enferrujam pois sao de aluminio
    e economizam muito mesmo po de cafe. Tem 2, 4, 6,9 e de 12 cafezinhos.

  20. Thiago disse:

    Sempre faço cafés com a moka em casa, das dicas que tenho é sempre utilizar cafés de qualidade, gourmet ou 100% arábica, com a moagem grossa, sempre utilizar água mineral ou bem filtrada e deixar no fogo baixo, pois assim o café sai mais encorpado. Uma das dicas é colocar um pouco de água, bem pouco, no reservatório de cima da moka, pois assim quando o café sair da cafeteira não vai queimar quando entrar em contato com o metal quente. Sempre utilizo um café gourmet muito bom, eles também tem moagem ideal para a moka, http://www.reservagourmet.com.br/

  21. Jotta disse:

    O vídeo é péssimo… Quando você compra uma original, vem sempre o manual, o cidadão fez quase tudo que o manual diz para NÃO fazer.

    E não se deve lavar nunca com detergente.

  22. Simone disse:

    Olá! Meu marido colocou a moka na maquina de lavar. Ficou preta e com uma espécie de “areia” em toda a sua superfície e interior. Existe salvação? O que devo fazer?

  23. lourena vieira de oliveira martins disse:

    quero saber onde encontro a borracha de vedação para comprar! alguém me ajuda?

  24. olice caldas junior disse:

    Preciso saber como trocar a borracha de vedacao. A minha Bialetti tem o numero 40 embaixo. Qual borracha e indicada.
    Muito bom o feito nela. Usamos amuito tempo.

  25. Irene Manozzo disse:

    A minha cafeteira é genérica mas é muito boa.Mas quebrou o cabo e aqui em Curitiba nao encontro quem coloca outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *