Panquecas americanas

Desde criança, eu via aqueles filmes e desenhos americanos onde as pessoas (e personagens) pediam um prato de panqueca que vinha abarrotado de panquecas, em que derramavam meio litro de manteiga e mel.

Confesso que sou uma pessoa sugestionável e morria de vontade de experimentar aquilo.

Mas, as panquecas que minha mãe faziam eram estilo crepe francês, fininhas e levemente salgadas.

Anos depois, soube que não era mel que acreciam às panquecas, mas uma calda bem pouco conhecida por aqui, de Marple Syrup (ou xarope de bordo, nome em português).

A receita das tais panquecas, eu não achava, mesmo procurando na net.

Quis a casualidade do destino que, certo dia, eu ficasse amiga de um rapaz na internet que namorava uma americana de Boston. E assim que tive oportunidade, perguntei pro rapaz se ele pediria a receita das tais panquecas à namorada.

Tenho essa receita guardada há mais de uma década e só guardei a tradução que ele fez pra mim, onde deu uma leve adaptada aos ingredientes locais. Mas, essa panqueca certamente agradou todos os amigos a quem ofereci e combina perfeitamente com uma boa xícara de café.

Panquecas americanas

  • 1/2 a 3/4 de xícara de leite
  • 2 col. sopa de manteiga (previamente derretida)
  • 1 ovo
  • 1 xíc. chá de farinha de trigo
  • 2 col. café de fermento em pó (pode ser substituído por bicarbonato de sódio)
  • 2 col. chá de açúcar
  • 1 col. café de sal

Bata o leite, a manteiga derretida e o ovo devagar, até formar uma mistura homogênea. Só então acrescente a farinha (previamente peneirada), o açúcar, o sal e o fermento. A consistencia deve ser cremosa e cada panqueca deve ter uma quantidade equivalente a 1/4 de xícara.

Unte a frigideira com manteiga e frite as panquecas.

Elas ficam levemente adociadas e ficam ótimas com geléia, manteiga e mel, além do marple syrup, caso você encontre.

A receita pede bem pouco açúcar, para os nosso padrões, então você pode aumentar, caso as queira mais doces. Rende cerca de 6 panquecas tamanho médio.

Beijinhos,

Lak

Se você gostou, leia também:

6 respostas a Panquecas americanas

  1. Renata de Freitas disse:

    Eu já fiz algumas vezes, com uma receita parecida, fica bom 🙂 Ontem comprei numa promoção uma maquina de café Dolce Gusto, conhece^? Beijo

  2. Raul disse:

    oba! Adoro panquecas! Eu tenho a receita própria, mas vou experimentar a sua. Só não entendi porque bater na mão. Não pode ser no liqüidificador? Beijos

    • laklobato disse:

      Olha, eu nunca tentei. Mas essa massa é meio grossa e grudenta. Pode ser que no liquidificador ela demore um ano pra chegar na frigideira. Mas, tenta ai e vê se dá certo. Depois me conta.
      Beijos

  3. Kaísa disse:

    Ai, farei!
    Depois te conto.

    • laklobato disse:

      Quero saberrrrrrrrrr!! Sugestão… coloca frutas frescas (tipo morango) picada na massa ou até gotas de chocolate (granulado tb vale) que fica mega bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *