Cappuccino

 

Se tem uma bebida à base de café espresso que está no topo das mais pedidas e fáceis de encontrar no Brasil é o cappuccino.

Cappuccino, em italiano, significa “capuchinho” ou “pequeno capuz”. O nome é uma homenagem aos hábitos dos frades franciscanos, que possui uma cor similar à da bebida.

O cappuccino tradicional da receita italiana é preparado com espresso, leite vaporizado e espuma do leite, embora em algumas versões brasileiras podem ter acréscimo de chocolate em pó.

As máquinas de espresso capazes de produzir o cappuccino foram criadas em 1901, mas foi somente por volta de 1950 que criou-se a receita de cappuccino tal como é atualmente. A bebida ficou popular especialmente na Inglaterra, onde havia o costume de adicionar leite ao café.

O cappuccino leva um terço de espresso,  leite vaporizado (para produzí-lo cria-se uma microespuma através de pequenas bolhas de ar que dão uma consistência cremosa e aveludada no leite) e espuma de leite. Pode-e salpicar raspas de chocolate, canela ou açúcar sobre a espuma.

E sabe quando o barista cria um desenho com a bebida, ao derramá-la de forma artística sobre a xícara? É uma técnica chamada Latte Art.

Quando consumido na versão fria, o cappuccino recebe o nome de Cappuccino Freddo ou Frappuccino.

Beijinhos,

Lak

 

Se você gostou, leia também:

2 respostas a Cappuccino

  1. Lívia disse:

    Cadê meu capuccino sem lactose, hein Lak???
    Estou esperando alguem q tenha uma receita… =(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *