Coffea Libérica

Imagem de vários grãos de café torrados, sobre um fundo branco.
O Coffea Libérica é um outro tipo de planta de café, além do Arábica e Robusta, que representa apenas 1% da produção mundial de café.

Original da Libéria – daí o nome – é uma planta mais resistente à pragas que os demais tipos, mas de qualidade muito inferior, portanto, seu consumo é quase sempre local (do lugar cultivado) e raramente é exportado. Seus maiores produtores são a Malásia e a Guiana.

Chega até 9 metros de altura, mas normalmente é cultivado entre 3 e 6m. Historicamente, foi levado para a Indonésia para substituir as árvores de coffea arábica que haviam sido destruídas pela praga da Ferrugem, mas nunca chegou a fazer sucesso, pela pouca qualidade. Até hoje, é usado apenas na composição de blends (misturas), embora tenha havido um período em que o Libérica foi preferido entre os povos escandinavos.

É tolerante a solos com pouco nutriente e prospera, principalmente, em clima quente e úmido. Precisa de pouco sol e pode ser cultivado totalmente à sombra, o que permite até mesmo ser criado até mesmo dentro de casa!

Apesar de eu nunca ter experimentado o Libérica para poder falar, nas minhas pesquisas na net, vi algumas referências de que o gosto e o aroma são comparáveis ao do Arábica, embora a qualidade seja inferior e ele seja mais caro de cultivar que o Robusta, por isso não tem um cultivo tão popular quanto à essas duas outras variedades.

Uma curiosidade: As folhas do Coffea Libérica possuem mais cafeína que os frutos.

Beijinhos,

Lak

Se você gostou, leia também:

3 respostas a Coffea Libérica

  1. Edson disse:

    Ola gostaria de saber como conseguir algumas semntes dessa especie de cafe para mim plantar para enfeitar jardins

  2. Reinaldo Gabriel de Souza disse:

    Gostaria que arrumasse para mim algumas sementes de cofres liberica. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *