Café Nespresso

modelo de máquina de café Nespresso. Esta, tem formato triangular, com apoio para xícara.

Modelo de Máquina Nespresso. Foto: Divulgação

Outro dia, uma amiga veio me pedir dica de cafeteira espresso para a empresa dela. Respondi que achava bobagem comprar uma máquina de boa qualidade, a menos que a empresa fosse uma cafeteria ou um bar, porque o bom e velho café de coador faz muito bem o papel de anfitrião.

Como ela realmente queria uma máquina, conversamos a respeito da máquina Nespresso e fiquei de fazer um post aqui no “De Café Eu Entendo” sobre elas.

Quem já experimentou o Café Nespresso sabe que é um café excelente e, como não exige muita interferência humana, é sempre maravilhosamente tirado.

Falando um pouco sobre a máquina em si: Criada em 1976, foi somente em 1988 que se tornou um produto de sucesso. O diferencial dessa modalidade de máquina é que ela usa um sistema exclusivo de capsulas que só servem para esse tipo de máquina e vice e versa. As cápsulas  são feitas de alumínio e contém aproximadamente 5,5g de café, a quantidade exata para fazer uma xícara. A Nespresso oferece 16 tipos de Gran Crus, de variedades Arábica e Robusta. Todo ano são lançadas duas Edições Limitadas e ainda, um conjunto de versões aromatizadas, tais como baunilha, caramelo e amêndoas.

As cápsulas são hermeticamente seladas. Quando inseridas na máquina, sua parte superior é perfurada (algumas máquinas fazem um buraco único grande, e outras fazem uma série de furos menores) e  então a máquina é ativada,  bombeando água quente sob alta pressão. Isso faz com que o fundo plano da cápsula se curvar, já isso é feito de alumínio mais fino do que o resto da cápsula. A saída do café é através destes furos ruptura e escorre direto para a xícara.

As variações de café são indicadas pela cor das cápsulas.

Imagem das capsulas de café nespresso, dispostas em forma circular. São 16 capsulas de cores diferentes, agrupadas por tipo de café: espresso, longo, descafeinado e de origem

OS 16 tipos de café Nespresso. Foto: Divulgação

O único ponto ruim é que, apesar das máquinas não serem tão caras (com R$800,00 compra-se uma ótima), as capsulas são vendidas individualmente e produzem apenas uma xícara, o que pode sair caro para quem oferece o café de graça (ou é viciado e precisa de várias xícaras por dia). No mais, compensa e muito!

Para quem ainda não experimentou, recomendo!

Beijinhos,

Lak

Se você gostou, leia também:

28 respostas a Café Nespresso

  1. Maysa Mascarin disse:

    Vim dar uma espiadinha por aqui, adorei tudo, sou doidona por cafe tbm, apesar de durante a gravidez nao podia nem sentir o cheiro, eu amo cafe. Minha irmã tem uma maquina dessa em casa, eu gosto, mas ainda prefiro o cafezinho do coador…. aquele cehirinho que tem enquanto é coado, faz tod diferença.
    Bj queridona, parabens pelo blog

  2. Tchella disse:

    O sabor do café Nespresso, pra quem aprecia essas pequenas diferenças de aroma e sabores, é inigualável em matéria de café disponível em casa. E facílimo de preparar (quando visito minha tia, minha prima de 8 anos corre para preparar Rosabaya pra mim)
    Para muito viciados, ainda acho que vale a pena pois é mais barato que sair de casa toda hora para tomar (sim, eu faço isso). Para ter em local de trabalho, acho excessivo, pois a maioria das pessoas nao é tão fã de café e basta um bom café coado ou de cafeteira (fora que quem não entende nada fica perdido no começo com tantas opções)
    Como alem de café puro eu também gosto dos lattes e cia, ganhei uma Dolce Gusto. É muito boa, mas os amigos falaram mal do café lungo dela então perdi a coragem de experimentar. Mas viciei no latte macchiato e a Mirian e o namorado, no chococcino.

  3. Marcio disse:

    Eu e minha esposa ganhamos uma Nespresso (a mais simples) e ainda estamos nos batendo com a dosagem. Vi que, dependendo do tipo do café, eles recomendam servir em xícaras de 25, 40 ou 110ml. Minha dúvida é: uma cápsula que rende uma xícara de 40ml (p.ex. os três “pure origin”) também rende duas de 25ml (ou um pouquinho menos), certo? Bem como uma que rende 110 ml (p.ex. os três lungos) serve para duas xícaras de 40ml e uma de 25ml, imagino… como as cápsulas não são baratas, a gente fica preocupado com a possibilidade de estar desperdiçando.

    • laklobato disse:

      Oi, Marcio. Olha, sinceramente, não sei se dá pra fazer reaproveitamento da cápsula. Isso, vocês podem testar e ver se o gosto da segunda xícara fica do agrado de vocês. Posso até pesquisar, mas duvido que a Nespresso divulgue algo assim. Posso até testar e ver se me agrada, mas o paladar é algo pessoal, então acho melhor vocês testarem e verem se agradam (e não, não tem nada que proiba a gente de gostar de nada nessa vida!).
      Concordo que a capsula é cara e que a gente quer evitar o desperdício ao máximo. Mas, tem que ver se não é uma economia desagradável ao paladar.
      Outra idéia seria fazer a xícara de 110ml e dividí-la em dois.
      Sei que o lungo pode ser tomado como cafezinho normal. Na xícara de 110ml, eu acho que fica aguado, mas conheço bastante gente que gosta.
      Enfim, paladar é algo pessoal e, se tratando na Nespresso, que é de qualidade impecável mas dolorida no bolso, sou a favor de experimentar de tudo, viu?
      Abração!

      • Marcio disse:

        Obrigado pela resposta! Não estou pensando em exigir da cápsula o que ela não pode oferecer 🙂 mas quero aproveitar o que der para doer menos no bolso (porque esse negócio é bom mesmo, os blends que já experimentei eram deliciosos!). Realmente, fiz um dos lungos na xícara de 110ml (que era a recomendação da própria Nestlé) e achei um pouquinho aguado; minha próxima experiência vai ser pegar um dos pure origin (que eles recomendam para doses de 25ml e 40ml) e, logo na sequência da primeira xícara de 40ml, tirar outra para ver se ainda fica bom. Depois volto aqui e conto pra você!

  4. zula quintela disse:

    Ganhei do meu filho uma cafeteira Nespresso. E, A do rei!

  5. Júlio César disse:

    Estou curtindo os comentários aqui, pois como moro sozinho e acho trabalhoso fazer um café no coador, estou pensando em comprar uma máquina. Mas qual comprar? pesquisei e vi que existe esta Nespresso e tenho dúvidas em saber qual a diferença entre a expresso e a Nespresso. Na verdade gostaria de comprar uma que fizesse o “capuccino”. Pode me dar umas dicas? e também o valor das cápsulas? Amo café e amo o aroma. Minha família é produtora de café. Já colhi muito café na minha vida!!! Aguardo…

  6. Renato Onazar disse:

    Não sei se estou fazendo algo errado mas não tem sido uma experiência boa pra mim a Nespresso, acho que o café sai morno, o sabor não e bom e olha que tenho experiência com café expresso (servidos em cafeterias) experimentei vários sabores, mas não consegui ver essa maravilha que todo mundo fala, agora fica a duvida, será que estou fazendo algo errado com essa maquina que e tao simples de manusear? caso tenham dicas por favor, abraço.
    Ao contrário do que muita gente pensa, a temperatura ideal de um bom café não deve ser muito quente. Mas não pode ser morno também. Se a temperatura da sua Nespresso não está boa, talvez seja legal levar na assistência técnica.

  7. comprei minha cafeteira fui bem faceiro fazer um café para minha namorada quando fui colocar o plug na tomada não consegui ligar a cafeteira por que o plug de alimantação eletrica não condiz com o novo sistema brasileiro.

  8. Fabiola ribeiro disse:

    Como tirar duas xicaras de uma capsula: tire um fundinho na xicara A, tire a xicara B completa, termine então completandoba xicara A. O café deve ser forte senão fica fraco, e as xícaras são pequenas. Comecei o procedimento na dolce gusto, também faço as vezes na nespresso ( em cappuccinos, por ex.).

  9. Barbara disse:

    Adoro café coado na hora, com coador de pano, mas depois que ganhei minha Nespresso, não a largo de jeito nenhum. Se você fizer as contas, cada cápsula sai em torno de R $1, 30, sendo que já tomei cafés que custaram R $4, 00 e eram horríveis =/ Para as cápsulas de Lungo, faço o café direto num medidor e depois coloco em xícaras! Pena que só em algumas capitais há a loja oficial da Nespresso para comprar as cápsulas. Também achei no supermercado cápsulas da marca Café do Ponto (L’OR Espresso) que são compatíveis às máquinas da Nespresso. Essas cápsulas são muito boas também e facilmente achadas em supermercados!! Abraços!!

  10. thais disse:

    Eu amo café, mas infelizmente meu corpo não (hehe). Além de ter sensibilidade à cafeína, meu estômago também reclama se bebo café forte ou com frequência. Depois de ter a maquininha nespresso, passei a beber um a dois espressos por dia. Meu estômago reclamou tanto, que tive que parar. Agora, bebo um dedinho de café coado, pouquíssimas vezes por semana. Eu recomendo a máquina, é rápida e o café é saboroso. Pena não poder beber todo dia…

  11. Yara disse:

    Como vocês fazem pra tirar os de 40ml? Onde trabalho tem a nespresso essenza que tem 2 botões, um pra café curto e outro pra longo e acredito (eles não têm mais o manual) que o curto seja o de 25ml. Como eu faço pra tirar os de 40ml?

    • Wolfgang disse:

      Yara,

      As máquinas Nespresso que possuem 2 botões são de 40ml e 110ml. Algumas possuem o 3º botão, referente ao Ristretto, que corresponde a 25ml. Todas as variações do café são para 40ml (intensos, purê origin, aromatizados) ou 110ml (lungos), podendo um de 40ml ser feito em 25ml para acentuar o sabor.

      Espero ter ajudado.

    • Wolfgang disse:

      Complementando, o manual pode ser baixado no site http://www.nespresso.com.br

  12. juliana disse:

    Pessoal acabei de comprar minha nespresso e não está funcionando. ..a máquina liga e fura a capsula mas não sai nada… nem café nem água … Será q alguém sabe o q poderá estar acontecendo? A máquina faz o barulho de estar funcionando mas não sai nada

  13. Jayme disse:

    Ola, eu tenho uma Nespresso e tbm uma Krups alemã. A Krups é uma cafeteira expresso classica, podemos tbm fazer capuccino. Porem a Nespresso é uma mão na roda – ela muito pratica. Mas, pra mim, tem um ponto negativo. Minha pergunta é : Porque eles nao fizeram a saida do café dividida em duas vias? Isso permitiria fazer com uma mesma capsula (Lungo – por exemplo), dois cafés curto. Acho que eles deveriam comercializar um acessorio para ser acoplado à saida, permitindo essa possiblidade !!!

  14. Adriana disse:

    Olá comprei minha primeira máquina de espresso (Inissia) e gostaria de dicas de qual tipo de café comprar.

  15. Adorei tudo, mas uso sempre uso o curto, mas quando meu marido quer o longo, ele aciona o longo, mas a máquina não funciona, alguém poderia me ajudar como faço isso, pois o manual não é muito claro como fazer isso…obrigada.

  16. Sonia disse:

    Precisa,ter muita coragem para pagar um absurdo nestas cápsulas. Eu rejeitei está cafeteira pq é artigo de luxo, prefiro as tradicionais e o pó de café é muito gostoso para quem sabe fazer café, além de ter um preço acessível . Mas boa sorte para quem pode se dar ao luxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *