Cafezal Urbano

Que São Paulo é uma cidade surpreendente em todos os sentidos (inclusive os negativos, infelizmente) provavelmente, você já sabia, caro leitor.

Mas, o que talvez você não saiba é que São Paulo abriga também um dos maiores cafezais de área urbana do mundo!

Imagem do Secretário do Governo do Estado de São Paulo, de terno cinza e chapéu de palha, passando os frutos de café maduro e vermelhos, por uma peneira com borda de madeira. Ao fundo, pés de cafés verdes.

Foto: Divulgação

O endereço é mais surpreendente ainda, próximo à Av. 23 de Maio. Já imagina onde é? Pelo sim, pelo não, te conto: Instituto Biológico, que abriga o Cafezal Ibirapuera.

A plantação nasceu na década de 50, inicialmente a título de pesquisa para controle de pragas de cultura de café. Depois, o pesquisador científico Dr. Aldir Alves Teixeira implementou o plantio de consumo.
São mais de 10.000m² de área de plantio, onde são cultivados grãos do tipo Catuaí e Novo mundo, ambos do tipo Arábico, o melhor tipo de planta de café. A colheita anual é realizada em maio, pois dia 24 de maio é comemorado o Dia do Café (você sabia dessa?), onde apenas os grãos maduros são colhidos. O Cafezal Ibirapuera produz cerca de 1 tonelada de café, que depois de processado, resulta em 500kg. Como o cafezal é mantido com dinheiro do Governo do Estado, todo a colheita é doada para o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo. Este evento recebe o nome de “Sabor da Colheita” e recebe da Associação Brasileira de Industria de Café, do Sindicato da Industria de Café do Estado de São Paulo e da Câmara Setorial do Café.

Para quem quiser saber mais, o site do Instituto Biológico: www.biologico.sp.gov.br

Beijinhos,

Lak

Se você gostou, leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *