Cafeomância

Imagem de uma xícara de café, sobre o pires. Numa mesa de marmore preta, em contraste com a xícara branca.Tudo bem que fazer textos sérios é muito mais informativo. Mas, nada na vida tem graça se a gente não puder descontrair um pouco.

Esses dias, minha professora de inglês – eu faço aulas particulares, porque gosto de atenção só pra mim – me perguntou porque eu não escrevia sobre leitura de borra de café aqui no blog.

A princípio, pensei que não teria nada a ver escrever sobre isso. Mas depois, pensei “até que seria um assunto, no mínimo, divertido”.

Dei uma fuçada pela net de como se fazia isso e pareceu mais fácil do que eu pensava.

Mas antes, falando da origem da cafeomância: é uma técnica árabe de previsão do futuro, criada no tempo dos Sultões, que usa a intuição como forma de comunicação espiritual.

Algumas pessoas parecem ter dom para isso e outras não, mas a maneira como se prepara o café para a leitura é relativamente simples e pode até ser feito em casa (embora o sucesso de compreensão da leitura não seja necessariamente garantido).

Você vai precisar de:

Café em pó, água, uma panela, uma xícara branca sem desenho, prato para virar o excesso da borra e um livro (ou um site) que tenha o significado das figuras.

Faça o café da seguinte maneira: coloque o pó direto na água já na panela (eu medi a quantidade de água com a própria xícara que seria usada) e mexa até levantar fervura. Enquanto você faz o café, pense nas perguntas que gostaria de fazer ao café. Quando levantar fervura, tire a panela do fogo e espere abaixar. Leve ao fogo de novo e, realize o mesmo procedimento de tirar do fogo, até abaixar mais 2 vezes.

Por fim, deite o café na xícara branca e tampe com o pratinho. Deixe descansar por alguns minutos.

Beba o café – essa tarefa é a mais difícil, porque é um troço tão grosso de pó e tão amargo que pode ser meio complicado, mas você precisa tomar pelo menos um gole da bebida. Se você não conseguir beber tudo, vire o excesso de líquido numa tigela (ou na pia) com cuidado pra deixar sobrar um pouco do pó úmido no fundo da xícara.

Por mim, vire a xícara com o pó restante sobre o pratinho, deixe assim por alguns minutos e leia  o desenho que se formou na xícara da esquerda pra direita. As imagens à esqueda da asa são sobre o passado. As da direita, são sobre o futuro.

Quanto mais próximo a borda estiver o desenho, mais rápido aquilo correrá (o que, por tabela, significa que o que está proximo do fundo demorará mais).

Para saber o significado do desenho, vários sites na net podem ajudar, caso você não tenha um livro à disposição em casa.

Um site que achei legal quanto a explicação de significados (para achar mais, coloque o nome do desenho + cafeomância ou borra de café no google): http://www.esppacoalpha.com.br/cafeomancia.htm

Boa leitura e divirta-se!

Beijinhos,

Lak

Se você gostou, leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *