Cafeteira Elétrica

Imagem de uma cafeteira, contra a luz. Podemos ver apenas a silhueta de uma máquina de café, com o café escorrendo para uma jarra especial para café, transparente. Ao fundo, há uma janela de vidro.Provavelmente, você já teve uma cafeteira dessas em casa. Ou no escritório. Ou na casa da sua mãe. Enfim, a cafeteira elétrica é uma velha conhecida de todos, pois depois do café de coador manual, a cafeteira elétrica que usa sistema de gotejamento, é a maneira mais comum e barata de preparar café.

Essa cafeteira normalmente funciona da seguinte maneira: coloca-se água fria num reservatório com uma câmara de aquecimento, que conduz a água aquecida através da máquina por sistema de termossifão (como a água quente é menos densa que a fria, a água fria empurra a água quente pelo sistema gerando a circulação) até uma cabeça de pulverização, por onde a água sai diretamente no filtro com o café moído, que escorre para uma garrafa.

A vantagem dessa máquina é que exige pouca participação prática, basta colocar a água no reservatório, o café no filtro e a máquina faz todo o trabalho sozinha, geralmente numa quantidade generosa, dependendo do tamanho dela (eu tenho uma dessas tamanho PP que faz apenas uma xícara por vez). Também são fáceis de limpar, porque normalmente as partes que “sujam” com o café são removíveis.

Existem uma boa gama de modelos disponíveis no mercado, por preços bastante acessíveis: com cabeça de pulverização pequena e grande, chapa para amnter o café aquecido, timers e relógios automáticos de arranque para a filtração de água, filtro e design garrafa, e mesmo de mecanismos integrados moer o café.

A desvatagem é que geralmente as cabeças de pulverização de água são pequenas, que fazem o café cair sempre no mesmo lugar, umidificando apenas o centro do café moído, o que torna a bebida sofrível! Ainda por cima, poucas conseguem aquecer a água a 93ºC de fato, a tempetura necessária para o café ser bem feito.

Pelo sim, pelo não, conheço pouca gente que não tenha uma dessas em casa. Mas, se você ainda for comprar a sua, não vá tanto pelo preço. Certifique-se que garanta o aquecimento da água na temperatura certa, mesmo que custe mais. Do contrário, você terá que se contentar com um péssimo café ou ela servirá apenas para enfeitar cozinha!

Beijinhos,
Lak

Se você gostou, leia também:

9 respostas a Cafeteira Elétrica

  1. Renata de Freitas disse:

    Eu me desfiz da última que comprei justamente pelo que vc falou… Achei o gosto do café ruim e percebi que a máquina só fazia cair água em um ponto, o resto do pó ficava no coador subutilizado. 🙂 Beijoca, Latika!

  2. Alyne disse:

    Olá, por favor vc poderia informar a marca da sua cafeteira elétrica e/ou sugerir alguns modelos que vc considere bons? Estou louca para comprar uma (meu café favorito é o coado, não o expresso), mas não faço idéia de qual escolher.
    Muito obrigada!

  3. sabrina disse:

    Obrigada Pelas Informaçoes Foram Muito Uteis Para O Meu Trabalho Da Escola

  4. REINALDO ASSIS disse:

    Estou precisando comprar uma cafeteira elétrica, porém não entendo nada deste assunto. Gostaria que alguém me indicasse uma marca e um modelo de cafeteira que seja boa.

  5. Renan disse:

    Olá, poderia me enviar sugestões de cafeteiras eletricas ? Desde já agradeço.

  6. CafecomCafe disse:

    Essas cafeteiras com certeza quebra um galhao, pois é muito simples de se fazer e a proposito parabens pela sua dedicacao Lak eu vi sua entrevista junto a sua amiga muito legal sua historia

  7. Lúcia disse:

    Olá, gostaria de saber se há alguma cafeteira elétrica c filtro, q depois de feito continue aquecendo o café?
    Obrigado e aguardo resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *