Porque café solúvel tem cheirinho de café fresco?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Há um tempo atrás surgiu uma denúncia de que a Nescafé adicionava essência de café na tampa de seus produtos para você sentir aquele cheirinho de café fresco quando você abre o vidro.
Pode parecer uma coisa artificial para enganar os consumidores, mas na realidade o café e o aroma são completamente puros e isso fornece muito mais qualidade ao produto.

Um ex-engenheiro de produção da Nestlé respondeu um post do reddit, explicando detalhadamente porque isso é feito:

Olá. Aqui fala o ex-engenheiro de produção de café Nestlé, eu trabalhava em uma fábrica que produzia cerca de 12.000 toneladas todos os anos dos blends Nescafé Original e Gold então deixe-me explicar algumas coisas.

Nós borrifamos aroma de café no pó para deixá-lo com cheiro e gosto de café fresco?
Sim.

Será que todos os fabricantes de cafés solúveis fazem isso?
Se eles têm um produto minimamente decente, sim. (A Kraft é um outro grande produtor)

De onde é que este aroma vem?
A partir do café da jarra. Produtos desidratados são essencialmente preparados duas vezes. Uma vez na fábrica e novamente na casa dos consumidores.
Nós extraímos licor de café a partir de grãos recém-torrados e moídos, exatamente como em uma cafeteria, mas em uma escala muito maior.
Quando fazemos isso as moléculas que compõem o delicioso aroma de café são separadas do licor exatamente como quando você faz café fresco (porque isso é café fresco, só que são 5 toneladas dele).
Mas se nós vendêssemos o café que perdeu o cheiro, ele não apenas iria ter pouco aroma, mas pouco gosto também.
Então nós capturamos o aroma literalmente. As moléculas de aroma que se soltaram do licor são retiradas do ar e armazenadas. Depois do licor ter sido congelado ou borrifado, nós misturamos as moléculas de aroma de volta para os grânulos.
A captura do aroma é um dos aspectos únicos mais cruicais da produção de café e é um grande diferencial entre as marcas.
Então, sim, absolutamente nós “borrifamos cheiro de café no produto final”, mas não é artificial. Isso é aroma de café de verdade dos grãos no frasco.

Se você gostou, leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *