Cafés – ClubeCafé

Como contei no post anterior, recebi algumas amostras do Clube Café para experimentar.

No pacote que recebi, vieram 3 tipos distintos:

– Forte (sabor marcante e aroma acentuado) feito com as variedades Acaiá e Bourbon Amarelo

– Equilibrado (corpo, aroma e acidez equilibrados), das variedades Bourbon Amarelo e Catuaí

– Suave (sabor achocolatado e acidez suave) Catuaí e Acaiá.

Todos com moagem espresso e, como não tenho uma máquina de espresso em casa, optei por experimentar fazê-los em coador e na cafeteira moka.

O Forte não deu certo feito no coador, ficou muito fraco com a quantidade normal de pó para 2 xícaras. Achei um desperdício usar metade do pacote para fazer uma xícara gostosa de café. Daí optei pelo preparo na moka e, desta vez, foi ótimo. O gosto dele é realmente marcante, desses que permanecem na boca por um bom tempo depois do término da xícara. O cheiro é fantástico antes e durante o preparo. Na embalagem diz que tem notas levemente defumadas e isso deu realmente para perceber. Acho que casaria perfeitamente com um bolo de laranja!

O Equilibrado funcionou bem no coador e não tentei fazê-lo na Moka. O interessante é que, mesmo pra quem não gosta de café puro, ele não parece ter necessidade de ser adoçado, porque não tem aquela amargura que a gente tenta disfarçar com o açúcar. Alias, adoçá-lo é abandonar qualquer vestígio de um café gourmet, porque ele fica doce demais com a metade de açúcar usada habitualmente. Achei esta opção saborosa, mas Edu falou que achou meio ácido demais para o gosto dele. Vai muito da pessoa…

Por fim, o Suave foi eleito meu favorito. Fica espetacular feito no coador, embora exija um pouco mais de pó que o café comum, mas nada exagerado. Tem um gosto realmente suave, tal qual diz o nome, mas ao mesmo tempo, bastante marcante. É excelente para ser tomado depois das refeições, finalizando o almoço (ou jantar) com chave de outro. Combina perfeitamente com um bombom de chocolate meio amargo e também não precisa de muito açúcar.

A embalagem traz lacre que permite manter o café bem fechado, depois de aberto e tem uma capsula anti-mofo no interior, o que conserva o pó por mais tempo. O rótulo traz data de fabricação e  vencimento bem visíveis, coisas que considero importantíssimas.

O melhor de tudo foi ter oportunidade de experimentar tantos cafés diferentes sempre precisar sair de casa – nem mesmo para compra-los – e poder prepara-los testando da maneira como me agrada mais.

Valeria facilmente uma tarde de degustação de café, em casa, com alguns amigos!

Recomendo!

Beijinhos

Lak

p.s. pra manter o frescor por mais tempo, sugiro guardá-los em potes com fechamento hermético ou em geladeira.

Deixe uma resposta

2022 © Lak Lobato

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: