Não existe lanche da tarde mais tradicional e brasileiro que uma generosa fatia de bolo de fubá e uma xícara de café “passado na hora”.
Recebi, certa vez, visita de uma portuguesa que ficou em casa por algumas semanas. Um dia, ela me pediu para usar o computador para acessar à internet e conversar com a cunhada lá em Portugal e as duas começaram a falar da culinária brasileira (ela ficava me repassando a conversa, tá? Não sou intrometida) que elas conheciam por causa das nossas novelas que passam pelas terras lusitanas além-mar. Lá pelas tantas, uma delas citou bolo de fubá, com um tom que me deixou perplexa: elas não conheciam essa maravilhosa iguaria e resolvi me arriscar na cozinha e prepará-la pela primeira vez na vida.
A sorte dela é que eu tenho boa mão para fazer bolo e a receita deu super certo. Obviamente, ela se esbaldou com o bolo e muito café, já que era a primeira vez que experimentava aquilo.
A minha receita era bem simples, já que era uma nova aventura na cozinha, mas confesso que prefiro a que leva goiabada.
Enfim, segue a tal receita do bolo, que eu copiei de algum lugar, mas nem imagino de onde (e ficou salva desde então).
Bolo de Fubá de Liquidificador
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3/4 de xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de leite
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (dissolvido no leite)
Modo de preparo:
Bata tudo, menos o fermento, no liquidificador (colocando primeiro os líquidos e depois os secos, senão não bate) até formar um creme homogêneo. Inclua o fermento e misture com uma colher. Deite a massa numa forma já untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos.
A dica para saber se está pronto é aquela de sempre: fure com um garfo e, se este sair limpo, está pronto. Se quiser colocar goiabada em pedaço, já na massa enformada, também fica sensacional.
Bon appetit
Lak
Eu adoro bolo de fubá…. muito, muito, muito mesmo… sobretudo aquele mais cremoso… E o café, lógico, é obrigatório!!! Vou continuar degustando por aqui…
Puxa, falou em bolo de fubá cremoso, deu até vontade, viu? haha beijos
Meu café da tarde foi exatamente essa duplinha…adoro!
Minha receita só difere da sua na quantidade dos ovos…a minha vai 4, mas confesso que já fiz com 2 ovos ( só tinha 2 em casa) e tbém ficou ótema….
Adorei seu novo blog.
Bom saber que colocar menos ovos dá certo. Nem sou muito fã de ovo… Eu diminuo a quantidade de açucar também, mas é uma questão de gosto.
Beijocas
Hummm… essa receita parece com a minha, mas de memória não me vem exata. Só que ultimamente ando errando a mão e o fubá simplesmente fica todo no fundo da forma… tsc tsc tsc… Vou experimentar essa e ver se funciona, vai que vai…
bjs,
Hehehehe as vezes, a gente não tá no santo dia de fazer bolo. Mas tenta ai e me diz se deu certo. Beijos
Ahhhh….eu coloco uma colher de sopa de erva doce depois de batido e misturo com a colher p não quebrar as sementinhas, dá um sabor especial…
Não sou fã de erva doce, mas até que fica bom no bolo de fubá sim!! Mas ainda prefiro goiabada hahaha
Beijcoas
ola a tds eu acrescentei 50 gramas de queijo ralado e alguns pedaçinhos de goiabada ficou maravilhoso bjocas e bom apetite.