Bolo de fubá, o mais brasileiro dos acompanhamentos do café

Não existe lanche da tarde mais tradicional e brasileiro que uma generosa fatia de bolo de fubá e uma xícara de café “passado na hora”.

Recebi, certa vez, visita de uma portuguesa que ficou em casa por algumas semanas. Um dia, ela me pediu para usar o computador para acessar à internet e conversar com a cunhada lá em Portugal e as duas começaram a falar da culinária brasileira (ela ficava me repassando a conversa, tá? Não sou intrometida) que elas conheciam por causa das nossas novelas que passam pelas terras lusitanas além-mar. Lá pelas tantas, uma delas citou bolo de fubá, com um tom que me deixou perplexa: elas não conheciam essa maravilhosa iguaria e resolvi me arriscar na cozinha e prepará-la pela primeira vez na vida.

A sorte dela é que eu tenho boa mão para fazer bolo e a receita deu super certo. Obviamente, ela se esbaldou com o bolo e muito café, já que era a primeira vez que experimentava aquilo.

A minha receita era bem simples, já que era uma nova aventura na cozinha, mas confesso que prefiro a que leva goiabada.

Enfim, segue a tal receita do bolo, que eu copiei de algum lugar, mas nem imagino de onde (e ficou salva desde então).

Bolo de Fubá de Liquidificador

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3/4 de xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (dissolvido no leite)

Modo de preparo:
Bata tudo, menos o fermento, no liquidificador (colocando primeiro os líquidos e depois os secos, senão não bate) até formar um creme homogêneo. Inclua o fermento e misture com uma colher. Deite a massa numa forma já untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos.

A dica para saber se está pronto é aquela de sempre: fure com um garfo e, se este sair limpo, está pronto. Se quiser colocar goiabada em pedaço, já na massa enformada, também fica sensacional.

Bon appetit

Lak

9 comentários em “Bolo de fubá, o mais brasileiro dos acompanhamentos do café

Adicione o seu

  1. Meu café da tarde foi exatamente essa duplinha…adoro!
    Minha receita só difere da sua na quantidade dos ovos…a minha vai 4, mas confesso que já fiz com 2 ovos ( só tinha 2 em casa) e tbém ficou ótema….
    Adorei seu novo blog.

    1. Bom saber que colocar menos ovos dá certo. Nem sou muito fã de ovo… Eu diminuo a quantidade de açucar também, mas é uma questão de gosto.
      Beijocas

  2. Hummm… essa receita parece com a minha, mas de memória não me vem exata. Só que ultimamente ando errando a mão e o fubá simplesmente fica todo no fundo da forma… tsc tsc tsc… Vou experimentar essa e ver se funciona, vai que vai…

    bjs,

  3. Ahhhh….eu coloco uma colher de sopa de erva doce depois de batido e misturo com a colher p não quebrar as sementinhas, dá um sabor especial…

Deixe uma resposta

2022 © Lak Lobato

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: