O Coffea Libérica é um outro tipo de planta de café, além do Arábica e Robusta, que representa apenas 1% da produção mundial de café.
Original da Libéria – daí o nome – é uma planta mais resistente à pragas que os demais tipos, mas de qualidade muito inferior, portanto, seu consumo é quase sempre local (do lugar cultivado) e raramente é exportado. Seus maiores produtores são a Malásia e a Guiana.
Chega até 9 metros de altura, mas normalmente é cultivado entre 3 e 6m. Historicamente, foi levado para a Indonésia para substituir as árvores de coffea arábica que haviam sido destruídas pela praga da Ferrugem, mas nunca chegou a fazer sucesso, pela pouca qualidade. Até hoje, é usado apenas na composição de blends (misturas), embora tenha havido um período em que o Libérica foi preferido entre os povos escandinavos.
É tolerante a solos com pouco nutriente e prospera, principalmente, em clima quente e úmido. Precisa de pouco sol e pode ser cultivado totalmente à sombra, o que permite até mesmo ser criado até mesmo dentro de casa!
Apesar de eu nunca ter experimentado o Libérica para poder falar, nas minhas pesquisas na net, vi algumas referências de que o gosto e o aroma são comparáveis ao do Arábica, embora a qualidade seja inferior e ele seja mais caro de cultivar que o Robusta, por isso não tem um cultivo tão popular quanto à essas duas outras variedades.
Uma curiosidade: As folhas do Coffea Libérica possuem mais cafeína que os frutos.
Beijinhos,
Lak
Ola gostaria de saber como conseguir algumas semntes dessa especie de cafe para mim plantar para enfeitar jardins
passa seu endereço que eu te mando sementes.
Gostaria que arrumasse para mim algumas sementes de cofres liberica. Obrigado!
Por favor você consegue algumas sementes para mim? Meu endereço: [removido] Caratinga-mg
Pode mandar SEDEX à cobrar.
Não temos as sementes. Este café é muito raro no Brasil.
S.Tomé e Principe ilhas junto à costa africana antiga colónia portuguesa, alem de optimo cacau e café arabica peqena produção tambem tina Libérica que vendi muito para a Noruega, Bergen e Throndeim, e Stavanger pois era muito apreciado pelos pescadores do bacalhau,pois é um café muito gorduroso e com muitas calorias…o gosto não era muito agradavel comparado com o arábica ou robusta……